top of page
Foto do escritorMarco Miguel Nutricionista

Levedura nutricional, um alimento VEGETAL ou ANIMAL?

Atualizado: 30 de abr.

R: Nenhum nem outro!

COMO ASSIM????

Veja nesse artigo tudo sobre a levedura nutricional e veja o quanto ela é interessante.


  Levedura nutricional é considerado um Super alimento por muitos estudiosos e profissionais da saúde.

  Veja também no final do post um vídeo complementando o assunto.

  Muito usada por vegetarianos e veganos, a levedura nutricional é rica em nutrientes, tendo um valor nutricional que poucos alimentos possuem. Ela é uma ótima fonte de proteína não animal, contendo todos os 9 aminoácidos essenciais, o que é raro em fontes não animais. Sua composição de aminoácidos é parecida com a da caseína, uma proteína encontrada no leite.

  Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, incluindo a B12, que geralmente não se encontra facilmente em alimentos não animais (mas vale a pena checar os rótulos porque muitas vezes essa vitamina é adicionada ao produto).

Mas então, o que é exatamente a levedura nutricional?

  Muita gente pode confundir com a levedura de cerveja, mas, embora sejam próximas, não são a mesma coisa. A levedura nutricional vem da mesma família Saccharomyces cerevisiae usada em cervejarias, mas é cultivada de uma maneira que maximiza seus benefícios nutricionais. E sim, é um fungo, mas um tipo saudável!

É o mesmo fungo usado para fermentar pão, cerveja e até kombucha, mas, nos produtos mencionados, o fermento está ativo, ou seja, em seu “modo ativo”.

Na levedura nutricional, o fungo está inativo, então pode ficar tranquilo que não vai ter uma festa de fungos crescendo no seu corpo.


Mas então, qual é a boa dessa levedura?

Olha só, ela tá cheia de coisas boas: vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais que construi para o crescimento de músculos e evitar que você perca massa magra, fraqueza nos ossos, e ainda por cima, dá uma força contra doenças crônicas tipo fibromialgia. E tem mais, ela age como probiótico pro nosso intestino, ajudando a absorver nutrientes e melhorar a digestão.

E não para por aí, viu?

Tem ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

E pra completar, na levedura tem duas paradas muito poderosas: beta-glucana e glutationa, que dão um up no sistema imunológico e ainda ajudam a prevenir doenças do coração, facilitando a eliminação de gorduras e evitando que elas entupam suas artérias, o que poderia levar a trombos ou até mesmo a um infarto.

E sabe aquelas fibras que todo mundo fala que são importantes? A levedura tá cheia delas. A "American Dietetic Association" mesmo fala que a gente deve consumir de 20 a 35g de fibras por dia. As evidências mostram que uma dieta rica em fibras é ótima pra saúde, ajudando a reduzir o risco e tratar doenças crônicas como obesidade, problemas cardiovasculares, diverticulite e diabetes, segundo o Braz. J. Pharm de 2009.

MAIORES VANTAGENS :

- Prevenir o envelhecimento precoce, já que é rica em antioxidantes, como a glutationa, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres. Além disso, os antioxidantes também possuem atividade anticancerígena e previnem o surgimento de doenças crônicas.

- Fortalecer o sistema imunológico, já que é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, selênio e zinco, além de um tipo de carboidratos, os beta-glucanos, que atuam como imunomoduladores e podem estimular as células do sistema imune.

- Ajudar a diminuir o colesterol, pois as fibras reduzem a absorção de colesterol a nível intestinal.

- Prevenir a anemia, já que é rica em ferro e a vitamina B12.

- Melhorar a saúde da pele, cabelo e músculos, pois é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e selênio.

- Melhorar o funcionamento do intestino, já que é rica em fibras que favorecem os movimentos intestinais e, que em conjunto com o consumo adequado de água, permite a saída das fezes com maior facilidade, evitando ou melhorando a prisão de ventre.

- Não contem glúten.


ONDE USAR A LEVEDURA NUTRICIONAL??


Tão versátil como é, a levedura pode ser usada em diversos pratos, podendo ser usada em sopas, saladas, feijão, legumes, cuscuz, e vários outros pratos principalmente salgados devido a seu sabor semelhante à queijo parmesão. Além de aumentar o valor nutricional desses alimentos irá deixar um sabor surpreendente.




Olha o vídeo complementar que nós separamos para você!!!


Referências:

- https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-82502009000100003&script=sci_arttext

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page